5 Dicas para os iniciantes no mundo dos vinhos
Quer saber um pouco mais sobre vinhos, mas não faz ideia por onde começar? A BALDI Drinks preparou uma lista de cinco dicas para ajudar os iniciantes no mundo dos vinhos!
Quem nunca teve vontade de fazer um comentário entendido sobre o vinho só para impressionar num almoço de negócios ou num jantar romântico? Nos filmes, parece tudo tão simples! Basta cheirar o vinho, girar o copo, voltar a cheirar e provar para poder tecer uma apreciação enigmática sobre os aromas, os taninos e o volume.
Mas, na realidade, não é assim tão fácil.
O vinho é uma bebida complexa que requer algum conhecimento na hora de servir e na hora de provar. Por isso, na BALDI Drinks, nós reunimos numa lista as principais perguntas que necessitam de resposta nessas alturas. Descubra assim tudo o que precisa de saber para iniciar o seu percurso no mundo dos vinhos:
Como se deve armazenar uma garrafa de vinho (ainda fechada e já aberta)?
A melhor forma de guardar e armazenar uma garrafa de vinho (quando ainda fechada) é na posição horizontal. Tudo para que a rolha não seque, mantendo a função de oxigenar os vinhos gradualmente. Além disso, as suas garrafas de vinho por abrir devem ficar no local mais fresco e mais escuro da casa, para ficarem resguardadas das fontes de calor, de variações de temperatura e da claridade e assim preservarem as características da bebida.
Por outro lado, se quiser guardar uma garrafa de vinho já aberta, deve pô-la sempre no frigorífico, na posição vertical. E deve ter a certeza de que a fecha muito bem para que o vinho tenha o mínimo de contacto com o ar.
A que temperatura se deve servir o vinho?
A resposta para esta pergunta é…depende! Quando serve um vinho, a temperatura é um fator importante para que tenha a melhor experiência possível. Mas a temperatura ideal é também um fator que depende do tipo de vinho que vai degustar e até do clima do local onde está. De uma forma geral, os vinhos brancos pedem uma temperatura mais baixa (entre 6 e 14 graus) e necessitam de mais tempo no frigorífico para alcançar a frescura pretendida. Enquanto isso, os vinhos rosé querem uma temperatura entre os 10 e 12 graus. Já os vinhos tintos beneficiam de temperaturas mais altas (entre os 14 e 18 graus,) e no verão, podem necessitar de algum tempo num balde com gelo e água para refrescarem um pouco.
Que vinho se deve escolher para acompanhar cada prato?
Para viver a verdadeira experiência de um vinho, deve criar a harmonização ideal, ou seja, deve conjugá-lo com os pratos que evidenciam as suas melhores características. Por isso, e de um modo muito geral:
- vinhos brancos e vinhos rosés acompanham bem pratos de frango, peixe e frutos do mar, saladas e queijos suaves;
- vinhos tintos harmonizam com pratos de carnes vermelhas e queijos duros.
Como distinguir todos os aromas, nuances e sabores de um vinho?
Quando se ouve um especialista em vinhos, ouve-se constantemente referências a diferentes aromas, múltiplas nuances e notas, a vários sabores. Mas afinal como é que conseguem distingui-los? A resposta está em praticar e experimentar!
Para passar a distinguir mais os aromas e sabores de um vinho, tem de treinar o seu olfacto e paladar. Preste atenção a cada garfada de comida, sinta os sabores e aromas da sua sobremesa, experimente os vinhos redobrando cada um dos seus sentidos. E, depois, começará a ver a diferença!
Como fazer uma degustação de vinho?
Para provar e sentir todas as características de um vinho, não é suficiente colocá-lo num copo e beber. Para conseguir degustar o seu vinho, precisa de seguir estes passos:
- Crie uma harmonização perfeita, escolhendo o vinho de acordo com os pratos que vai comer.
- Utilize o copo ideal para cada tipo de vinho.
- Se vai provar vários vinhos, deguste-os por uma ordem específica – do mais jovem ao mais velho, do seco ao doce e do branco ao tinto.
- Ao provar, comece por analisar o aspeto e a cor com apenas um terço do copo cheio, segurando-o pela base do pé e inclinando-o no sentido oposto ao do corpo. Depois, absorva os aromas, agitando bem o copo para que a sucessão de perfumes se liberte. E, por fim, use o seu paladar, deixando-se levar pelos sabores do vinho.
Agora que já sabe tudo isto, pode considerar-se um iniciante no mundo dos vinhos! Aproveite as nossas dicas e comece já a degustar, experimentando os vinhos da nossa loja online.
Deixe um comentário
Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos