Alguns factos sobre Champagne que provavelmente não conhecia

Será que sabe tudo sobre Champagne? A BALDI Drinks reuniu algumas curiosidades sobre Champagne para que saiba mais sobre a bebida que acompanha os seus brindes em momentos especiais.

Criado por acidente num mosteiro e muito apreciado pela realeza ao longo dos séculos, o Champagne tem hoje uma presença (quase) obrigatória nos aniversários e outras celebrações. Já faz parte da nossa vida. Mas será que sabe realmente tudo sobre Champagne?

Por trás de uma garrafa de Champagne, está uma História com séculos e um conhecimento ancestral. Está um processo complexo, aprimorado ao longo de gerações. Estão horas de trabalho nas vinhas e nas caves.

Descubra algumas curiosidades e alguns factos sobre Champagne que provavelmente não conhecia:

O que há de especial na região de Champagne, em França?

Não é por acaso que a região de Champagne foi declarada Património da Humanidade em 2016. Localizadas no extremo Norte de França, as vinhas deste território crescem num solo muito calcário que confere às uvas uma mineralidade especial, permitindo produzir os Champagnes que conhecemos. 

Como se formam as bolhas do Champagne?

Se calhar até dispensava saber isto, mas as agradáveis bolhas do Champagne são resultado da ação de…um fungo! Também conhecido por levedura, esse fungo alimenta-se do açúcar nas uvas e, no processo, liberta o dióxido de carbono que permite o borbulhar do Champagne.

Quantas bolhas cabem dentro de uma garrafa de Champagne?

É impossível contar as pequenas bolhas que estão constantemente a aparecer no interior de uma garrafa de Champagne, mas fica já a saber que cada uma terá cerca de 49 milhões. O que lhes confere uma pressão que equivale ao triplo da pressão do interior do pneu de um carro!

Como se deve servir o Champagne?

Há muita discussão à volta da maneira como se deve servir o Champagne. Questões como a temperatura e o tipo de copo despertam sempre dúvidas. Mas o que precisa mesmo de saber é que o Champagne deve ser servido frio (mas não gelado) e que nunca o deves pôr no congelador. O ideal será refrescá-lo num balde com gelo e água.

Sabia que o Champagne da Drappier era o preferido de Charles de Gaulle?

Charles de Gaulle foi um general e Presidente francês que se destacou durante e após a Segunda Guerra Mundial. Homem de gostos requintados, tinha o Champagne da Drappier como o seu preferido. E, hoje, dá o nome a uma das referências da Maison, que quis assim homenageá-lo com uma mistura 80% Pinot Noir e 20% Chardonnay.

Agora que já sabe mais algumas curiosidades sobre Champagne, ficou com vontade de brindar e apreciar esta bebida? Escolha o seu Champagne Drappier favorito na nossa loja online e aproveite a campanha de descontos em vigor!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos