Afinal, qual é a diferença entre Champagne e espumante?

Esta é uma dúvida frequente entre os iniciantes no mundo dos vinhos: afinal, qual é mesmo a diferença entre Champagne e espumante? No blog, a BALDI Drinks responde-lhe a esta questão e explica tudo o que precisa de saber sobre estas duas bebidas.

 

Champagne vs espumante. Espumante vs Champagne. Muitas vezes tomadas como sinónimos, estas bebidas refrescantes e borbulhantes fazem as delícias de qualquer apreciador de vinhos. Mas, apesar das semelhanças, não se referem exatamente à mesma coisa.

Então, afinal, qual é mesmo a diferença entre Champagne e espumante? Podemos começar por dizer que um Champagne é sempre um espumante, mas um espumante nem sempre é um Champagne.

Confuso? A equipa da BALDI Drinks explica-lhe melhor, mostrando-lhe as principais características que distinguem as duas bebidas, para que descubra já com que tipo de vinho borbulhante brindou na sua última festa de aniversário.

 

O que é um espumante?

Um espumante é, no fundo, um vinho que passa por uma segunda fermentação.

Responsável por transformar o açúcar das uvas em álcool, a primeira fermentação ocorre, portanto, na produção de todos os tipos de vinho. Por sua vez, a segunda é a que confere a típica e deliciosa efervescência ao espumante, distinguindo-o de outros estilos de vinhos.

Os espumantes podem ser produzidos por diversos métodos, como o Champenoise (também conhecido como o tradicional) ou o Charmat, e podem ter origem em diferentes países e regiões geográficas.

 

E o que é um Champagne?

Um Champagne é um vinho espumante, mas com algumas características específicas e distintivas.

Para começar, um espumante só pode ser designado de Champagne se tiver sido produzido nada mais nada menos do que na região de Champagne, em França. Com o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (ou seja, Denominação de Origem Controlada – DOC), tem, assim, uma origem geográfica delimitada e é sempre feito com uvas aí cultivadas.

Além disso, o Champagne segue obrigatoriamente rigorosos métodos de produção. Ao contrário de outros espumantes, a sua segunda fermentação tem de ocorrer em garrafa, seguindo o tradicional processo Champenoise.

 

 

Portanto, qual é a diferença entre as duas bebidas?

A diferença entre espumante e Champagne está, resumidamente, na zona de origem da bebida.

Para ser intitulado de Champagne, o espumante precisa de ser produzido na famosa região francesa com o mesmo nome e seguir as normas específicas da Denominação de Origem Controlada que lhe foi concedida em 1927.

Já outros vinhos espumantes, que podem até obedecer às mesmas técnicas e características, quando produzidos noutras regiões geográficas têm de adotar uma designação diferente.

 

Quer testar a real diferença entre estas bebidas? Encomende o nosso Champagne Drappier Carte D’Or e o nosso espumante Chapin & Landais Brut na loja online!

Com o primeiro poderá experienciar todos os sabores e aromas da casta nobre Pinot Noir, apurados pelas características da terra e do clima de Champagne. Com o outro, terá a oportunidade de experimentar a acidez equilibrada e o final longo e persistente de um Crémant, um espumante também francês e também produzido através do método Champenoise.

E, se levar apenas um, qualquer escolha será acertada. Porque tanto o Drappier Carte D’Or como o Chapin & Landais Brut lhe oferecem as bolhas finas tão apreciadas neste tipo de bebidas e tão essenciais para comemorar um aniversário ou a próxima Passagem de Ano.

3 comentários

Alberto Ben lulu

Não conheço as diferenças mas, e os valores de cada tipo???

Alberto Ben lulu

Não conheço as diferenças mas, e os valores de cada tipo???

Yuri Ambriz

Gostei da explicação clara e muito objetiva. Prometo ajudar os meu colaboradores com esta informação.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos